sábado, 3 de outubro de 2009

Agora é torcer.

Eu não acredito nos 'caras' que vão lidar com nosso dinheiro para a construir uma cidade olímpica no Rio. Mas vamos lá. Agora, como diria minha avó, Inês é morta! Vai ser aqui mesmo, eu vi o presidente do COI com o envelope e o nome da cidade maravilhosa escrito.

Nós, brasileiros, devemos ficar atentos com os gastos. Devemos saber como será aplicado nosso dinheiro. Devemos fiscalizar. Cobrar satisfação e desfrutar os jogos no Brasil.

Não vou ser hipócrita e dizer que não me arrepiei quando Jacque Rogge anunciou o Rio. Era inimaginável pra mim uma cidade nossa bater metrópoles de primeiro mundo como Madrid, Chicago ou Tóquio. Também não vou negar que adorei o discurso do presidente Lula. O nosso mandatário é um monstro e podemos creditar muito da vitória a ele. Aliás, ele colocou sim o nome do nosso país na boca do mundo. E se cuida Serra, se você não fizer um ótimo governo entre 10 e 14 o Lula volta hein! O cara é fera.

A quantidade de dinheiro que será jorrado no Rio é pra mudar a cidade pra valer. Se os que vão administrar esta verba não transformarem o Rio naquilo é esperado, o carioca deve cobrar. O brasileiro deve cobrar. É bom lembrar que o dinheiro vai entrar na Copa e depois virá mais para a olímpiada. O Rio, hoje, está abandonado. E não digo, é claro, a zona sul. Alguém ai já andou na linha amarela e reparou bem no que tem dos dois lados da avenida? Só favela. Este povo está abandonado. E o Rio não merece isso. O carioca não merece. Juro que vou torcer para tudo dar certo e que a vida de quem mora no Rio melhore.

Agora quanto a politicas esportivas... Isso não acredito mesmo. Sempre quero quebrar a cara mas quem quebra a cara mesmo é o atleta brasileiro. Dias desses vi uma entrevista do medalhista (em Sidney 2000) Vicente Lenilson dizendo que não ia mais disputar jogos. Graças a Deus. 2012 será 12 anos depois que ele ganhou uma medalha. E sempre vou respeitar o Lenilson pelo que fez. Agora, por que não houve renovação? Por que não temos uns 20 novos Vicentes? É absurdo. Aqui não se trabalha a base. Não se descobre novos talentos e os poucos lugares que trabalham com a molecada estão sofrendo com a falta de verba, como o projeto Futuro em São Paulo, no Ibirapuera. Eu não acredito que tenhamos um time olímpico forte. Acho que teremos uma olímpiada de exelência mas com as mesmas poucas medalhas de alguns 'Cielos' esporádicos.

Mas, como diria o outro, vou torcer muito para dar tudo certo, que eu só tenha falado merda e que os jogos do Rio sejam o primeiro bom exemplo de gasto de dinheiro público que possamos contar para os nossos netos. Viva essa energia!

PS. Adoro o Rio. Morei uns anos e adoraria voltar a morar lá.

2 comentários:

  1. Denis, posso discordar de você??? Mas digo que isso é meio normal, está embriagado pelo Populismo nacionalista do Luiz Inácio. Procurando na história encontramos fatos parecidos, que nunca acabam bem, a vida é uma bola, como diria minha avó, não estou mais com vontade de acreditar em Alice no País das Maravilhas, e olhe que não sou radical, mas estou vendo isso. O Lula conseguiu segurar a barra até agora, daqui para frente, não sei não. Mas que ele atingiu os 99% de popularidade, isso atingiu. Quem não consegue a sua Candidata, ela precisa estar montada no trator para ser eficiente, quando desce, fica parecendo um cachorro que caiu do caminhão de mundança. (essa era meu vô que falava.)

    ResponderExcluir
  2. Renato, claro que pode discordar. Eu só acho o Lula um grande vitorioso disso tudo e torço contra a Dilma ano que vem.

    ResponderExcluir