terça-feira, 22 de setembro de 2009

Flu ou Bahia?

Sei que vou ser ofendido mas vamos lá!

Hoje, em 2009, qual é a diferença entre o Bahia e o Fluminense? E não vale me falar que um está na série A e outro na B.

Então, alguns dados:

Em relação a campeonato brasileiro o Fluminense ganhou o último em 1984, há 25 anos. O Bahia ganhou há menos tempo, 21 anos, em 88.

Nos últimos anos o Bahia teve um desempenho pior habitando as séries B e C costumeiramente. Mas não devemos esquecer que o Fluminense está pra cair (já caiu né!) e esteve nas séries C e B no final do século passado.

Outros títulos.
O Tricolor carioca já conquistou 30 estaduais e o baiano 43.
O tricolor baiano levantou a taça de prata em 1959 e o carioca em 1970. Mas o Fluminense já ganhou uma copa do Brasil, em 2007, e a Copa Rio de 1952 (torneio internacional tratado como mundial de clubes).

O Fluminense, é claro, tem mais tradição, foi fundado em 1902. Foi cantado em verso e prosa por grandes músicos, escritores, artistas. É muito mais tradicional. Tem torcedores ilustres, conhecidos Brasil afora como Nelson Rodrigues, Mario Lago, Chico Buarque, Ivan Lins, Soares...

O Bahia é um clube mais novo fundado em 1931. Não tem tantos torcedores de peso nem está sediado numa cidade famosa no mundo todo. Salvador nunca foi a cidade com a importância do Rio de Janeiro. A mídia sempre comentou o Fluminense nacionalmente, o Bahia não. A CBF, ou CBD, sempre foi no Rio e muitos craques do Fluminense desfilaram na seleção. Os baianos tiveram que ser contratados por algum clube do eixo RJ-SP para chegar à seleção.

Salvador foi capital federal entre 1534-1763 e o Rio de Janeiro entre 1763 - 1960. Não existia futebol na época em que Salvador era capital. O Rio era capital e assunto no Brasil inteiro quando os maiores nomes do futebol tupiniquim jogavam nos quatro grandes da cidade.

O Bahia jogava na Fonte Nova, hoje no ótimo Pituaçu. O Fluminense no Maracanã. Os dois não jogam em casa e Laranjeiras não pode ser considerado, hoje, um estádio para jogos oficiais.

O Bahia tem uma boa estrutura de treinamento, o Fazendão, e concentração própria que deixa jogadores confortáveis. O Fluminense tem Xerém muito bem estruturado.

Em relação a torcida se engana quem pensa que o Flu está na frente do Bahia. Pelas últimas pesquisas os dois tem exatamente a mesma fatia no bolo nacional: 1%.

E você o que acha. Flu ou Bahia?

9 comentários:

  1. Sou GALO e concordo perfeitamente com o seu texto. Aliás, prefiro Bahia a Fluminense.

    ResponderExcluir
  2. Opa!
    Parabéns pelo post!
    Autoriza eu colocá-lo no meu blog? O endereço é futeboldorio.wordpress.com
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bem, não posso discordar em relação à tradição do Bahia.
    Mas o Fluminense não pode ser comparado ao Bahia, em termos de glórias, projeção e muitas outras coisas o Fluminense está à frente do Bahia.

    Dizer que a torcida do Bahia é do mesmo tamanho da do Fluminense é de uma sandice que só cabe aos institutos de pesquisa brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Acho importante colocar o dedo nessa ferida que foi ,por anos, a proteção a turma do eixo Rio-SP.
    É bem verdade que SP hoje se isolou a frente e perdeu a "obrigação" de blindar os clubes do RIO, em decadência já a alguns anos.
    Mas se,no passado, não tivessemos um pais tão pequeno(diria medíocre e provinciano) no continente chamado Brasil a historia de grandeza de muitos clubes do país seria outra.

    Acho que o FLU está na frente,mas pelas razões que citei acima.

    ResponderExcluir
  6. Não comparei um time a outro. Fiz uma pergunta simples.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Por esse raciocinio, vários outros times já se tornaram pequenos.

    O que o Botafogo ganhou de relevante nos ultimos 10 anos? Apenas 1 Carioca.

    E o Atletico MG?

    O Flu ao menos levou uma Copa do Brasil e fez uma cmapanha histórica na Libertadores, espero que no futuro faça outras, e melhores ainda.

    ResponderExcluir