quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VIDA DE GADO

Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado,
ê Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado,
ê Povo feliz

O trecho acima é da bela canção de Zé Ramalho, Vida de Gado.

Aliás, tentei colocar o som aqui para que todos conseguissem ouvir, mas não aprendi ainda como incluir um áudio neste blog.

Hoje de manhã meu carro estava impedido de circular pelas ruas de São Paulo por conta do rodízio de veículos. Como estou meio atolado em pontos (mais uma vez) tenho que tomar cuidado com os muitos radares que a CET ou a prefeitura decoraram a cidade.

Nos últimos tempos o trânsito de São Paulo tem piorado significativamente e tem sido muito difícil alcançar o destino no tempo que se imagina e, quem é obrigado a encarar uma Radial-Leste todos os dias, tem ficado com o saco bem cheio. É o meu caso.

Por conta do rodízio e do estacionamento a céu aberto que se tornaram as avenidas, tenho deixado meu carro na rua ao lado do metrô Carrão. Usar o trem é mais rápido, sem dúvida nenhuma.

O problema é usar o coletivo em horário de pico. Hoje entrei na estação às 8h da manhã e foi um parto chegar no Sumaré. A cada estação, a cada lote de gente que tentava entrar no vagão, um suplício, um matadouro.

São raras as estações com trabalho bem feito de embarque. No Paraíso, é legal ver a separação feita para os passageiros que tem o direito a cuidados especiais, como grávidas, senhoras e senhores e portadores de deficiência. Na foto abaixo é possível ver um bolo de gente à esquerda e tranquilidade à direita.



Mas o que se vê normalmente é a vida de gado do paulistano quando as portas do trem abrem. Uma avalanche desliza na horizontal e não é preciso fazer força, você será levado para dentro do vagão, tendo ou não espaço interno.

E o que mais me espanta é a tranquilidade e o bom humor como o brasileiro trata este momento de tamanho desrespeito com o cidadão.
A imagem da propaganda eleitoral está maravilhosa, parece que tudo é feito em HD.
A imagem da realidade ainda está preto e branco.

Um comentário: